Facebook INICIO

terça-feira, 7 de maio de 2013

Defensoria inicia visitações nos postos de saúde de Imperatriz

Os defensores e a equipe técnica tem a meta de visitar todos os postos de saúde da cidade.



IMPERATRIZ- O Núcleo da Defensoria Pública do Estado em Imperatriz retomou na manhã desta terça-feira (07) ás 9h as visitas de inspeção no postos de saúde da cidade. A primeira Unidade de saúde beneficiada foi a Maria Aragão no bairro Vilinha que recebeu defensores, e representantes do Sindicato da Saúde.
Essa é a primeira visita realizada pelos os defensores, após uma equipe a serviço da Defensoria Pública do Estado ter sido barrada, há um mês, por uma portaria da prefeitura assinado pela secretária de Saúde proibindo a fiscalização.
De acordo com o defensor público André Barroso a defensoria entrou com uma Ação de Mandado de Segurança no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) para derrubar o decreto da prefeitura que proibia as vistorias. “O juiz Marcelo testa Baldoche mesmo o processo rolando, garantiu que o trabalho de visitas desse continuidade as inspeções, é uma prorrogativa da defensora, mas em prol da população para evitar eventuais falhas e propor melhorias dialogando com o poder público”, diz.
O titular da área de saúde e coordenador Fábio Machado, a meta é visitar todos os postos da cidade, e o objetivo da ação é fazer o levantamento destas unidades de saúde, para verificar se todas as normas que disciplinam o Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo cumpridas. “Vamos conferir se os serviços estão sendo realizados, é interessante ter uma fiscalização que não seja feita pelo próprio órgão. A prefeitura tem o controle interno e parcial isso é fato, mas não podemos depender só do controle da prefeitura, a fiscalização precisa ter atuação de outros órgãos e a Defensoria é um deles”, afirma o defensor.
Para a dona de casa Antonieta Leite Silva, que aguardava atendimento no posto de saúde, a iniciativa da defensoria é louvável e a população só tem a ganhar com estas visitas. “É necessário verificar a situação real dos postos de saúde de Imperatriz, porque nós somos dependentes destes serviços, que muitas vezes deixa e muito a desejar. ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário